8ª Solenidade de Certificação do projeto marca os insubstituíveis PDF Imprimir E-mail
Seg, 21 de Novembro de 2011 12:05

Insubstituíveis foi o nome que a professora Dulce Brito deu para os membros do Projeto Jovem Digital na 8ª Solenidade de Certificação, no último dia 19 de novembro. O adjetivo é a impressão da também coordenadora após a avaliação como um sucesso.

O evento contou com, aproximadamente, 150 pessoas entre alunos, professores, monitores, ex-alunos e responsáveis desses. Isto significa que o Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, ficou lotado para a certificação dos alunos concludentes dos cursos Jovem Digital e Pré Jovem Digital.

A cerimônia foi aberta pelo Prof. Herbert Lima, da UFC, que é o coordenador geral do projeto, que esta vinculado a Pró Reitoria de Extensão da UFC. Em sua fala de abertura o também coordenador da iniciativa parabenizou todos os alunos formados pelo curso e deu as boas vindas a nova turma.

Um diferencial dessa vez foram as apresentações de um site, um software e o vídeo com os melhores momentos da turma de 2011/2012 elaborados pelos agora egressos, ressaltando a produção dos mesmos e servindo exemplo para os novatos.

Um dos momentos que chamou a atenção de todos foi a sessão de relatos do ex-aluno e monitor Lenilson Lopes, o recém concludente Pedro Vasconcelos e do ex-aluno Thiago Marques, que deu um depoimento da vida dele após projeto.

O supervisor Ederclinger, além de citar um pouco histórico da iniciativa e agradecer à UFC e ao Centro de Referência do Professor, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, à Kidlink, à PUC-Rio e aos integrantes voluntários do projeto, destacou a importância daquele momento como a contemplação da inclusão sócio-digital porque houve um trabalho com projetos sociais, “quando o conhecimento for disseminado e houver retorno para sociedade para que aconteça benefício coletivo, a inclusão sócio-digital será concretizada”, disse o também professor de Introdução a Tecnologia Web.

A coordenação agradeceu aos professores da UFC, que nos acolhem todos os sábados, à diretora de Extensão do IFCE Zandra Mendes pela certificação dos alunos e a todos que indiretamente nos prestigiam. Para Dulce, “sem eles este Projeto não acontece todos os anos”.

Outro depoimentos:

Mauro Cavalcante Pequeno (Diretor do Instituto Universidade Virtual): “Parabéns [...] a todos os que fazem o projeto Jovem Digital [...] Pela conquista e a satisfação de dever bem cumprido.”

Marisa Lucena (PUC-Rio): “[...] Fico muito orgulhosa com a garra de vocês! Apesar de tudo... o projeto vai em frente! Um dia será REALMENTE reconhecido e brilhará na História de TICs no Brasil!”

Zandra Mendes (Diretora de Extensão do IFCE): “[...] São ações como essa que nos fazem crer que cada um de nós pode sim ser responsável pela transformação da sociedade, promovendo oportunidades a quem sempre esteve a margem do Processo [...]”

Mirian Lerner: “[...] Obrigada por darem continuidade a esse tão importante projeto. Agradeço aqui a todos que vestiram a nossa camisa! [...]”

Lucia Chibant e Mirian Lerner: “[...] Toda esta luta vale muito a pena quando olhamos para esses jovens cheios de esperança e temos a certeza de que cumprimos com a nossa parte! [...]”