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Nos últimos anos, a tecnologia da informação e comunicação vem cada vez mais se desenvolvendo e permitindo não só o emprego da tecnologia computacional bem como a utilização de redes de comunicação e alguns recursos de multimídia que podem colaborar no processo educacional. Além disso, a própria evolução tecnológica abre novos espaços no mercado de trabalho e amplia as possibilidades para que os jovens que tenham alguma formação possam pleitear uma oportunidade de emprego dentro desta área.

 

Estima-se que, até o final deste século, aproximadamente dois terços de todo o trabalho profissional envolverão algum tipo de informação computadorizada, o que exigirá das escolas um ajustamento à sociedade, na qual elas operam, através de uma mudança de paradigma e da preparação dos alunos para a aquisição de habilidades essenciais, a partir da incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC ao currículo escolar de uma maneira significativa.

Com o desenvolvimento deste projeto de profissionalização de jovens, nos últimos dois anos obtivemos resultados satisfatórios, que abrangem desde a inclusão social e digital destes indivíduos até a própria profissionalização de uma camada social carente de oportunidades e de educação. Dentre os principais resultados obtidos, podemos destacar:

 

• Profissionalização de 240 jovens na área técnica de manutenção e programação de computadores;

• Promoção da inclusão digital e social de jovens oriundos de escolas públicas;

• Assistência na formação profissional, promovendo ações de inserção desses jovens no mercado de trabalho;

• Desenvolvendo e propondo um trabalho voluntariado para estimular aos jovens que passaram pelo curso, serem multiplicadores desta cultura e permitam a profissionalização de outras pessoas;

• Formação de jovens para atuarem como agentes multiplicadores nos cursos básicos de Informática em laboratórios de informática da rede pública de Fortaleza, dirigidos não só para estudantes, mas também aos professores e integrantes da comunidade.