O Projeto

O Projeto Jovem Digital foi criado no final do ano de 2002 a partir de uma preocupação social acerca da profissionalização de alunos vinculados a rede de ensino municipal de Fortaleza. Foi implantado no Ambiente Virtual de Ensino (AVE) do Centro de Referencia do Professor (CRP) com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE) atualmente Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A primeira turma iniciou seus estudos a partir de fevereiro de 2003, contando com a participação de professores voluntários ex-estagiários do CRP, com uma formação profissionalizante na área de informática, com o apoio e supervisão da equipe pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do CRP através de profissionais da área de educação de Fortaleza e professores municipais da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e da gerência de extensão do CEFET-CE.

A partir de 2011, a iniciativa se integrou aos projetos de extensão Universidade Federal do Ceará (UFC), sua gerência passou a ficar por conta do Departamento Instituto UFC Virtual e também atende alunos da rede de ensino estadual do Ceará.

O curso passou a funcionar no Laboratório de Informática do Anexo do Instituto UFC Virtual, no Campus do Pici, em Fortaleza, Ceará a partir do ano de 2011. Este espaço disponibilizava de máquinas com sistema operacional Windows e Linux conectadas em uma rede local de computadores com acesso a Internet. Em junho de 2012 as atividades do mesmo voltaram a ser realizadas no Centro de Referencia do Professor (CRP), onde disponibilizamos de máquinas com configurações semelhantes ao Laboratório de Informática do Anexo do Instituto UFC Virtual, em dois ambientes (AVE), Ambiente Virtual de Ensino.